sábado, 19 de abril de 2008

Investidores Suícos Buscam Oportunidades em Resíduos e Energia Renovável

Matéria de Alexandre Spatuzza publicada na Revista Sustentabilidade em 17/04/2008:
http://www.revistasustentabilidade.com.br/sustentabilidade/noticias/investidores-suico-veem-oportunidades-em-residuos-e-energia-renovavel/

O fundo internacional Ecos Group, sediado no Panamá, adquiriu 25% da EcoGeo, empresa de consultoria de engenharia ambiental. O fundo tem como política comprar participação acionária somente em negócios sustentáveis na América Latina, com uma visão de retornos de médio a longo prazo.

A EcoGeo investe em soluções integradas de sustentabilidade, como no exemplo de sua subsidiária Biolatina. A empresa está implantando usinas para a produção de biodiesel utilizando resíduos de abate em um frigorífico do centro-oeste brasileiro. O combustível produzido será utilizado nos próprios caminhões da empresa cliente.

Segundo Ernesto Moeri, entrevistado para a reportagem, tais iniciativas têm tudo para dar certo, mas enfrentam o obstáculo da mão de obra, pois existem poucas escolas que oferecem cursos integrando engenharia, geociências e biologia.

A reportagem da revista online Revista Sustentabilidade (http://www.revistasustentabilidade.com.br/) é objetiva e rica em informações. O tema da sustentabilidade é atual e está em evidência no momento, porém o número de sites com conteúdo relevante e atualizado em língua portuguesa ainda é reduzido. Assim, a revista se destaca por, apesar da pequena equipe de redação (que consiste de uma repórter, um editor e uma estagiária) apresentar conteúdo rico, completo e atualizado sobre o tema.

Há, todavia, algumas falhas. Na reportagem, Ernesto Moeri é entrevistado, apresentando informações que enriqueceriam o texto... se soubéssemos de quem se trata. O nome do entrevistado é inserido no texto parágrafos após a menção sobre o presidente do grupo, o que deixa o leitor confuso a respeito de sua identidade. Observamos também algumas imprecisões gramaticais que seriam evitadas por uma revisão mais cuidadosa do texto.

Trata-se, no entanto, de um ótimo site, iniciativa louvável na divulgação da sustentabilidade empresarial e em outros ramos.